Seletividade alimentar na criança fase de pré-escolar: revisão bibliográfica
Palavras-chave:
Seletividade alimentar, Pré-escolar, Comportamento alimentar, Alimentação infantil, Educação Alimentar Nutricional
Resumo
A seletividade alimentar é caracterizada como um comportamento alimentar comumente apresentado durante a infância. São característicos neste quadro recusa, desinteresse e resistência no que se refere à alimentação, tríade que contribui para uma menor diversidade na dieta infantil. Pode ser influenciada fatores fisiológicos até contextos sociais e culturais. Este artigo tem como objetivo compreender as causas que levam o pré-escolar a desenvolver seletividade alimentar e a abordagem adequada para seu tratamento. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas utilizando as bases de dados SciELO, PubMed e Google Acadêmico. Os resultados mostram que a família exerce papel crucial nesse processo, pois os pais são os principais modelos alimentares, influenciando diretamente os hábitos das crianças. Intervenções educativas e nutricionais, envolvendo tanto a família quanto a escola, são apontadas como essenciais para o sucesso no tratamento da seletividade. Conclui-se que a seletividade alimentar representa um desafio tanto para as famílias quanto para os profissionais, exigindo uma intervenção colaborativa. A terapia nutricional eficaz promove benefícios nutricionais e emocionais para a criança e sua família, melhorando a qualidade da alimentação e incentivando escolhas alimentares mais equilibradas.
Publicado
2024-12-29
Como Citar
SANTOS, A. C.; BELIENE, F.; SANTOS, J. M. Seletividade alimentar na criança fase de pré-escolar: revisão bibliográfica. Revista Científica do UBM, v. 27, n. 52, p. 122-135, 29 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
A revista permite que o(s) autor(es) detenham os direitos autorais sem restrições, permitindo a reprodução total ou parcial dos artigos, desde que mencionado a fonte.