ASPECTOS PROCESSUAIS DAS AÇÕES DE COMPETÊNCIA DO JUIZADO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

  • Luiz Eduardo Carvalho Guimarães Centro Universitário de Barra Mansa, UBM
  • Júlia Collistet da Rocha Reis Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
Palavras-chave: Infância e juventude, Criança, Adolescente, Estatuto da Criança e do Adolescente, Proteção

Resumo

O Juizado da Infância e Juventude aplica os procedimentos pertinentes à criança e ao adolescente levando em conta a proteção integral. Este trabalho tem como objetivo demonstrar os institutos processuais gerais aplicáveis à infância e juventude, bem como os específicos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Utilizou-se para a pesquisa entendimentos doutrinários e jurisprudenciais. Neste juizado, aplica-se primeiramente o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente e, quando necessário, a regra geral, sempre levando em conta o superior interesse dos infanto-juvenis. A presente pesquisa, portanto, se presta a investigar sobre a necessidade de o Juizado da Infância e Juventude necessitar de adaptações e criação de novos procedimentos não obstante possuir seu próprio procedimento e outros que lhe são aplicáveis de forma subsidiária.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Carvalho Guimarães, Centro Universitário de Barra Mansa, UBM
Professor do curso de Direito, pelo Centro Universitário de Barra Mansa, UBM. Pesquisa sobre o procedimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Júlia Collistet da Rocha Reis, Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
Graduada do curso de Direito, pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Pesquisa sobre o procedimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Publicado
2024-08-30
Seção
Artigos